ANGLO AMERICAN

ANGLO AMERICAN

Já conhece nossas Soluções de Tecnologia para sua Empresa ? Clique aqui

Cases de Sucesso

ANGLO AMERICAN

Multidata participa do plano de expansão da reserva de níquel de Barro Alto

 

Devido aos bons resultados, empresa responsável pela exploração da reserva, Anglo American, prevê a realização de novos projetos em conjunto com a Multidata até 2013

 

Lançada em dezembro de 2011, a planta industrial de produção de níquel, da mineradora Anglo American, em Barro Alto (Goiás) produziu somente em julho deste ano 5.400 toneladas do minério.  Com pouco mais de um ano de ativa exploração - chamada de corrida de metal – a planta abarca hoje aproximadamente 50% de toda a capacidade produtiva da Unidade de Negócio Níquel da empresa, que é uma das maiores mineradoras do mundo.  A planta industrial operou em 70% da sua capacidade durante o primeiro trimestre de 2012 e está em processo de ramp up (crescimento) para que possa atingir sua totalidade produtiva.

Para que a unidade de Barro Alto atinja toda sua capacidade, a Anglo American tem investido em iniciativas que visem tanto o aumento da produção de níquel, quanto a preparação do minério, e a granulação e beneficiamento do metal. Parte deste investimento de expansão foi aplicada na implantação de sistemas de integração das subestações por meio de Fibra Ótica, cujo projeto foi desenvolvido e construído pelo Grupo Multidata.

Segundo o analista de Planejamento do Projeto de Up-grade Plan 244, Frederico Senna, foram 40 dias de trabalho para que todo o complexo de ligação e interligação fosse concretizado. E, agora com pouco mais quatro semanas após a entrega do serviço, de acordo com o analista, a mineradora começa a utilizar o mecanismo para operação das máquinas. “Estamos finalizando os testes de comissionamento da fibra e comunicação da massa. Não houve defeitos nem erros, o funcionamento dos equipamentos está como planejávamos”, aponta Frederico Senna.

O analista de Planejamento diz que uma das maiores preocupações, durante o desenvolvimento do projeto, era com o atendimento às normas de segurança já que a planta de Barro Alto possui um alto padrão no quesito, por ser considerada a mais segura no ranking de segurança das 200 Maiores Minas Brasileiras. “Estava tudo dentro dos nossos padrões: todos os recursos para realização do proposto e garantia de segurança estavam disponíveis, além também de uma equipe bem preparada e muito dedicada”, avalia Senna.

A mineradora Anglo American prevê até 2013 mais ampliações na planta de Barro Alto, para incrementar ainda mais a produtividade da reserva. O objetivo é fazer com que o crescimento da produção de minério, no Brasil, continue no patamar de 97%, como ocorreu nos primeiros trimestres deste ano. E, para isto, conforme afirma Frederico Senna, já está em fase de análise a formação de novas parcerias com o Grupo Multidata.