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Referência em gestão de qualidade, Ipasgo usa software Multidata

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo) completa 50 anos em 2012, no posto de maior plano de assistência à saúde pública do País e único que cobre assistência com mensalidade única para todos os serviços, incluindo a cobertura das despesas decorrentes de atendimentos na área médica e hospitalar. O Ipasgo atende quase 700 mil usuários e mais de 5,5 mil prestadores de serviço.Criado na gestão Mauro Borges, chega a 2012 como um dos órgãos do governo estadual goiano com melhor desempenho operacional e de gestão, tendo no mês passado alcançado total saneamento financeiro, com um superávit mensal de R$ 12 milhões.

Um dos pilares desta reformulação ocorreu em 1999, quando o Ipasgo lançou o Programa da Qualidade Goiás, que se tornou política institucional estabelecida já em 2000, alicerçada no desenvolvimento da qualificação. “O Planejamento Estratégico e o conjunto de ações para ampliação do Sistema de Assistência à Saúde foram identificadas como alternativas de sobrevivência e crescimento da autarquia”, disse Camila Sampaio, gestora de Qualidade do Ipasgo, que destaca que o modelo organizacional do Ipasgo foi projetado para ter foco no cliente, com parcerias e benefícios mútuos.

Entretanto, é importante citar que, a par destas ações sistemáticas, a estrutura orgânica e funcional do Instituto está consolidada desde 2001, período em que se desenvolveram várias ações de organização, métodos e sistemas, com implantação de procedimentos da qualidade, tanto em áreas administrativas e de apoio, quanto nas áreas técnicas e operacionais.

A macroestrutura organizacional do Instituto está representada no organograma. Foi implantado o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e conquistou a certificação pela NBR ISO 9001:2000. Foi o primeiro instituto de assistência e previdência no País a ter serviços certificados, segundo normas internacionais de qualidade, que, são mantidas desde então.

O Ipasgo investiu na aquisição do software docNix Blue, sistema para gestão de controle de documentos do Ipasgo, desenvolvido pela Multidata, com os módulos Maxdoc, que estabelece controle de documentos e registros (procedimentos e anexos); DocAction, que estabelece o controle e acompanhamento de ocorrências (NCR/NCP/SM); DocAudit, para registro de auditorias internas e externas da qualidade e gestão de registros, para preenchimento eletrônico de anexos.

“O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e a conquista da certificação pela NBR ISO 9001:2008 permitiram ao Ipasgo avançar na meta de ser uma organização de referência na gestão de assistência à saúde, com excelência nos serviços prestados. Com a aquisição do docNIX, permitimos o acesso a todos os colaboradores a uma gestão documental eficiente e, assim, implantamos a Qualidade como Política Institucional em 2000, restaurando sua saúde econômico-financeira e tornando-se um negócio efetivo com grande nível de credibilidade junto aos usuários, colaboradores e prestadores de serviço”, diz Fausto Pontes, diretor Administrativo-Financeiro do Ipasgo.

A parceria Ipasgo-Multidata passou a ser referência nacional, com amplo reconhecimento do setor previdenciário. É o que assegura Murilo Moreira, gestor de TI do órgão, ressaltando a agilidade que ganharam as decisões relacionadas ao sistema de gestão da qualidade ou processos interfuncionais. “Com o docNix Blue temos um gerenciamento ágil dos padrões de trabalho do dia a dia, com a colaboração de diretores e gerentes, editores de procedimentos escritos, controlando documentos e registros, usando o ciclo de aprovação dos padrões de trabalho dentro da intranet do órgão”, arremata.