As 9 linguagens de programação mais populares da internet

As 9 linguagens de programação mais populares da internet

O GitHub, uma das principais plataformas online para programadores, listou as 9 linguagens de programação mais populares do mundo. Confira:

 

  1. C

Inventada em 1972, a linguagem C ainda é bastante popular no mundo inteiro. Estabilidade, universalidade e compatibilidade com diversas plataformas são algumas das razões apontadas para a sobrevivência de mais de 40 anos, uma eternidade no setor.

 

  1. C#

A linguagem, que se pronuncia “c-sharp” é uma variante da citada acima e foi desenvolvida pela Microsoft. Ela incorpora alguns conceitos de outras linguagens como Object Pascal e Java.

 

  1. C++

Inventada em 1983 para substituir a C, a C++ ainda é utilizada em softwares populares como o Google Chrome e o sistema operacional da Microsoft.

 

  1. CSS

CSS é uma abreviação para Cascading Style Sheets, linguagem usada para criar o formato e o layout de um site. Combinada ao JavaScript e ao HTML, a linguagem é uma das principais escolhas na hora de desenvolver menus de site e de apps para dispositivos móveis.

 

  1. Python

Tida como uma das linguagens mais fáceis, a Python foi criada nos anos 90 e é elogiada por sua fácil leitura de código e necessidade de poucas linhas de código, comparada a outras linguagens.

  1. PHP

Estimativas apontam que esta linguagem é usada em um terço dos sites da web. Entre os mais conhecidos estão o WordPress, o Yahoo e até o Facebook.

 

  1. Ruby

A linguagem de 24 anos ainda é bastante popular por conta de sua facilidade de leitura. De acordo com o GitHub, a linguagem é “a melhor amiga do programador”.

 

  1. Java

Desenvolvida inicialmente como uma linguagem de programação para TVs inteligentes, Java é a mais popular do mundo, possibilitando o desenvolvimento de apps para Android e milhares de softwares de negócios. Ela é também a que mais cresce, saltando da 7ª posição em 2009 para as primeiras posições, onde se mantém há alguns anos.

 

  1. JavaScript

Líder do ranking, o JavaScript não tem muito a ver com o Java, exceto pelo nome. Apesar de ser bastante popular e estar presente na maior parte dos sites de hoje, a linguagem recebe diversas críticas por deixar os navegadores lentos e por conter vulnerabilidades.

 

 

 

Fonte: Computerworld

No Comments

Post a Comment