Case Referência

Editoriais
2009 2009
2010 2010
2011 2011
2012 2012
2013 2013
2014 2014
2015 2015
2016 2016
2017 2017

2009

Multidata Completa 20 anos

O mundo experimentou transformações profundas nas duas últimas décadas. Desde a queda do Muro de Berlim, em 1989, passando pelo ataque às torres gêmeas, em 2001, até a ascensão, em 2009, de um negro à presidência dos EUA, a nação mais poderosa do Globo.
Foi, também, nesse lapso de tempo, que a Multidata surgiu e consolidou a sua participação no mercado brasileiro de Tecnologia da informação. A empresa sempre procurou sintonia com o momento histórico, mantendo-se aberta às inovações.
Em 1989, quando a Multidata foi fundada, havia reserva no mercado de informática. Três anos depois esse “muro” também caiu. A abertura alterou drasticamente o segmento de tecnologia da informação no país. Na região Centro-Oeste, a Multidata era a empresa melhor preparada para estas novas oportunidades no mercado de redes.
Hoje, com uma marca forte, o Grupo Multidata oferece soluções cada vez mais abrangentes. Imbuída desse propósito, a empresa incorporou a Acttive Software. Com a fusão, o Grupo Multidata passa a contar com duas unidades de negócios: Infraestrutura de TI e Software para Gestão Corporativa.
Ao completar 20 anos, o desafio cotidiano não mudou: a Multdiata busca encontrar as melhores respostas para as novas necessidades dos clientes. Para ser assertivo nessa direção, é necessário atender e, ao mesmo tempo, entender o cliente, em seus anseios atuais e futuros.
Olhar para trás, sem nostalgia, é sinônimo de maturidade. Desde a fundação da empresa, numa pequena sala no Setor Aeroporto, em Goiânia, uma geração se passou. O grupo Multidata constrói o seu presente consciente que ele é resultado de tantos “segundos petrificados”. Por isso, ao vislumbrar o futuro, continua, como no princípio, confiante no seu crescimento e desenvolvimento.

Download

2010

Cliente Organização Jaime Câmara

A Multidata pode resumir sua atuação em uma única palavra: inovação.
Um processo contínuo que pauta as atividades do Grupo desde sua fundação, há mais de duas décadas. A empresa destaca-se hoje no mercado como provedora de soluções de TI e gestão da qualidade a clientes cada vez mais exigentes.
Para conquistar este espaço, no entanto, o Grupo Multidata não está só. Nossos parceiros, peças fundamentais no desenvolvimento da empresa, colaboram diariamente na construção de uma marca que é sinônimo de competência e comprometimento. Por isso, a realização do 11º Multimeeting nos traz um momento de grande alegria. O encontro é uma oportunidade valiosa de reunir parceiros, clientes e fornecedores para a troca de experiências.
O retorno do Multimeeting ao calendário oficial da Multidata demonstra a preocupação do Grupo em manter o relacionamento com o cliente e o foco na qualidade do serviço oferecido. Estar atualizado sobre a rápida evolução do mercado de tecnologia é essencial para os profissionais que atuam neste segmento. Por essa razão, nos sentimos motivados e dispostos a continuar na busca de novos produtos, novas possibilidades, novos desafios.
Nossa intenção é que, nas próximas edições do encontro, mais e mais histórias positivas sejam relatadas e possam servir de fontes de reflexão. Somente desta forma é possível construir um Grupo sólido e colaborar com o aprimoramento dos profissionais que atuam em um mercado dinâmico, que está sempre ávido por novas formas de pensar e de criar.

Download

2011

Cliente Anglo American

Multidata, 22 anos: Do sonho à ação pelo valor das pessoas
A legenda do dramaturgo espanhol Calderón de La Barca – “La vida es sueño” – parece uma espécie de convite ao devaneio, à ausência de luta pela realidade prática, mas realizar requer liberdade de iniciativa e ação para sair da imobilidade e chegar à luz do triunfo. No mundo dos negócios, a dimensão do sonho na interação com a realidade tem como gênese também a ideia, uma boa ideia que seja inusitada, inovadora, enfim, um belo sonho. Não se pode cair no lugar comum de pensar que apenas o sonho move o mundo dos negócios e pode tirar da caverna do anonimato o empreendedor, sua empresa e as pessoas que sonham juntas, levando-as ao êxito. Empreender é fazer de um sonho o motor de ideias práticas, passíveis de serem colocadas no mercado e aceitas por um público ávido pelo bem que elas podem trazer, em forma de produtos e serviços. Esta edição 2011 registra mais uma passagem no sonho de empreendedorismo da fundadora do Grupo, Helenir Queiroz, agora transferindo parte de sua energia para o voluntariado e a dedicação ao coletivo, na presidência da Acieg, levando consigo méritos de ter realizado em 22 anos a passagem do sonho à realidade, gerando bens inestimáveis como empresária. É do mundo prático, do dia-a-dia de duas grandes organizações fincadas no “Brasil Profundo” – Barro Alto, no interior de Goiás, e Timóteo, no vale do Aço em Minas, que nos chegam duas histórias do sucesso que atestam o bom casamento entre sonho e realidade. Além disso, colaboradores e parceiros da Multidata nos contam resultados positivos de se trabalhar motivados pelo amor ao que fazem, buscando qualidade. Essas histórias contadas por gente comprometida com a excelência do seu trabalho provam ser possível, com ética e trabalho, fazer a força do sonho agir no espaço concreto da ação diária com sucesso. Não deixam dúvidas de que é, sim, possível sonharmos juntos.

Download

2012

Cliente Ipasgo

A internet completa 22 anos de existência comercial, fazendo uma “revolução virtual” na vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo – e no Brasil, com cerca de 80 milhões de usuários. Assim como Gutenberg, com a invenção da imprensa, a internet trouxe para o ser humano incríveis possibilidades de reprodução do conhecimento, de interação, de compartilhamento e ferramentas para um novo jeito de trabalhar.
“Espero que a internet se torne um mar de conhecimento compartilhado”, diz o físico inglês Tim Bernes-Lee, criador da “wwww”, uma pessoa representativa dessa revolução, junto com outros tantos colaboradores que embarcaram nessa aventura humana, adicionando valor ao longo desses anos.
E eis que o século XXI nos anuncia uma nova e inusitada forma de trabalhar, onde 38% das pessoas do planeta acessam a Web diariamente, para trabalho ou lazer. Estudos sobre as tecnologias colaborativas mostram que esta nova forma de trabalhar em equipe, usando a colaboração eletrônica como foco, tem enorme potencial para ampliar os pontos de uma organização de alto desempenho.
Esta edição traz visões sobre esse novo ambiente, em que gerações convivem para superar a cultura de competição acirrada, privilegiando a colaboração e o compartilhamento de projetos. Aproveite os insights de Luiz Cabral no artigo sobre Oportunidades e Riscos deste novo ambiente. No MultiMeeting 2012, aprofunde conhecimento nas palestras técnicas de nossos parceiros que trabalham o conceito de BYOD (traga seu próprio dispositivo) nos escritórios (ou nas redes conectadas); bem como novidades do mundo que alcança bons resultados com a mobilidade e a colaboração. Espero que, você, cliente Multidata, sinta-se ainda mais preparado para enfrentar este mundo hipercompetitivo e hiperconectado.
Boa leitura

Download

2013

Cliente HGG

Essencial, segundo o Aurélio, é o que pertence à natureza própria de alguém ou de alguma coisa; é aquilo que é necessário, indispensável. A água é essencial à vida na Terra. Essa condição essencial nos remete a outro exemplo do mestre alagoano: essencial é também um “ponto capital”. Exemplo: o essencial é ser honesto.
Para as pessoas que fazem o dia-a-dia da operação da Multidata, essa é a busca que deve nortear nossas ações doravante. Nessa edição, mapeamos essa busca a partir de algumas iniciativas de nossa estratégia e de nossas ações empresariais. Falamos de inovação, de um melhor ambiente de trabalho, celebrando a conquista do Great Place to Work; do fenômeno do “Big Data”; da criação da IZIEME, nova empresa do Grupo; e da nova formatação de ofertas, a partir do conceito e da prática do Business Model Generation(Canvas).
E o que isso representa para o cliente? Com essas iniciativas queremos expressar nosso desejo de servir com excelência às organizações que nos confiam seus problemas de T.I. e gestão, com vistas a obter mais produtividade, mais agilidade e melhores resultados nos seus negócios. Com a formatação de novas ofertas, procuramos prover o “essencial” para nossos clientes, avançando para o foco na integração de soluções no resultado de seus negócios. Em dois casos de sucesso dessa parceria com nossos clientes, tentamos captar o esforço por entregar o “Essencial”. No Hospital Geral de Goiânia (HGG) em sua renovação tenológica, bem como no Grupo M. Cassab, em seu persistente esforço por excelência nos processos e nos resultados.
Entre as vantagens da atualização tecnológica do HGG, está a melhor resposta do tráfego de dados e a mobilidade, possibilitando melhor atendimento aos pacientes da instituição, com a implantação do projeto de automação completa do hospital. Na M. Cassab, o depoimento do premiado CIO da organização, Sérgio Bueno, é um importante feedback de que estamos trilhando o caminho certo, pois: “a implantação do software docNix foi algo inovador e que consagra todo um trabalho feito para garantir a eficiência e aderência da T.I. ao Plano Estratégico e à gestão da Qualidade”.
Boa leitura.

Download

2014

Multidata 25 anos

Março de 1989, enquanto o Brasil e o mundo assistiam à queda do muro de Berlim testemunhavam o fim da “guerra fria”, minha mulher se reunia com amigos, no quintal de nossa casa no Jardim América, para fundar a Multidata. A sócia-fundadora que tinha(e continua tendo) além da energia interminável, muitos sonhos a realizar, pensava que o emprego seguro e aposentadoria à vista, exigiam uma mudança. Em viagem à França, conhecemos uma série de novidades tecnológicas que o Brasil, fechado às inovações do exterior, nem sonhava para o dia-a-dia de nossas organizações. Por que não trazermos isso pra cá? Pensava a empreendedora… O emprego na Caixa era como passarinho na mão, mas a fundadora queria mais: outros voos, novos desafios. Queria trazer para Goiás o que o mundo tinha acesso por direito – veja matéria principal nesta edição. Na Suíça, naquele mesmo ano, um gênio do séc.XX–Sir Tim Berners-Lee–teve um projeto aprovado e o mundo ganhou aquilo que Tim chamou de “o mar de conhecimento compartilhado” – ou, a popular “Web” – hoje. O chefe de Tim Berners-Lee, à época, definiu o projeto como “vago mas animador” … – reação parecida com a minha, frente à “empresa-de-fundo-de-quintal“. Oh, meu Deus, que loucura da minha mulher, mas que ideia animadora. Aderia o sonho, tornando-me sócio. Hoje, um quarto-de-século nos observa. Quantas noites mal dormidas, quantos pesadelos, quantas manhãs de esperanças, tantos “serões” lutando por qualidade de software e de serviços; por qualificação e inovação; e depois de finalizados tantos projetos – por que não? Quantas celebrações a unir um grupo que luta e comemora junto. A Multidata é hoje um grupo de empresas, em constante aprimoramento. Sinto-me feliz com os jovens empreendedores que hoje dirigem a empresa e posso olhar para este quarto de-século com alegria, porque sob a liderança de Helenir, soubemos arrebanhar energias decisivas e positivas de parceiros, colaboradores, sócios e, principalmente, clientes–que tornaram possível realizarmos muitos sonhos e nos superarmos. A argamassa deste sonho é a perseverança. Os tijolos são: inovação, busca obsessiva por Qualidade e Criatividade. A construção: luta diária. E nunca ceder ao desânimo e à descrença momentâneos-seja por conta de um plano econômico ou de cenários turbulentos. Buscamos o Essencial para nossos clientes e isso nos anima a pensar no futuro como um grupo de empresas feito para durar. Afinal, um século começa num dia–e o primeiro ¼ de século já é um ótimo começo… Feliz 25 Anos, parceiros, colaboradores e clientes Multidata.
Boa Leitura!

Download

2015

Cliente Ipasgo

O Multimeeting de 2014, quando celebrados 1/4 de século da Multidata, anunciamos nosso afastamento da operação e o desejo de contribuir como conselheiros. O plural aqui não é plural de modéstia e sim porque diz respeito a dois dos sócios fundadores da Multidata – minha mulher e eu. Lembro-me que há 26 anos atrás, enquanto o Brasil engatinhava no campo da tecnologia porque vivia fechado às inovações, depois de uma viagem ao exterior, a empreendedora Helenir Queiroz fundava a empresa Multidata no fundo do quintal de nossa casa, disposta a enfrentar aquela realizada.
Desde então, nossa luta diária no comércio, nesses céleres 26 anos pode ser sintetizada em construir uma empresa para durar. O exemplo de tantas organizações em que o empresário brasileiro pode-se espelhar para alimentar seu sonho de empreendedor nos anima a continuar, mesmo em cenários adversos.
Foram muitas as crises e os planos econômicos que enfrentamos – sempre com um pé no trabalho constante e organizado; outro, no sonho alto de criar valores e formar pessoas que pudessem dar continuidade à resiliência que é requisito para o sucesso.
Escrevi no ano passado, ao celebrarmos os 25 anos da Multidata que “a argamassa desde sonho é a perseverança, ao que se juntam: inovação, busca obsessiva por qualidade e criatividade – tijolos do empreendimento que se constrói na luta diária…”
É a frase que se aplica ao ano 2015 – O atual cenário adverso nos impõe recordar lições do passado, nos diversos planos econômicos e nas lições aprendidas diante de diversas crises pelas quais o nosso país cruzou. Uma dessas é que a inovação é desejável em todos os momentos, mas, principalmente quando a mesmice se traveste em “espuma de pessimismo”.
Naturalmente, nenhum empreendedor pode ser uma avestruz num campo de trigo, nem tampouco ao atravessar o deserto das crises. É preciso ter um olho no momento econômico e outro, no futuro. Se não pode ampliar a produção, pode concentrar-se na melhoria dos seus índices (Ebitd-A, esse acrônimo mágico dos desempenhos), atuando no controle dos custos, no refinamento de seus talentos que sempre têm algo mais a contribuir, na depuração de práticas diárias obsoletas, e, principalmente, em fazer melhor o que antes vinha fazendo com mais ampla margem de manobra típica de tempos não turbulentos.
O cenário adverso é momento para os bravos, os fortes, sobretudo é laboratório da mais alta tecnologia para os inovadores e criativos.
Por isso mesmo, o Grupo Multidata foca no futuro das suas operações ao enfatizar a inovação, a criatividade e o valor supremo dos talentos humanos para um projeto feito para durar.

Download

2016

Cliente Triunfo Concebra

O ano de 2016 será para não ser esquecido na história política e econômica do País. Processo de impeachment, recessão, desemprego e todas as mazelas que paralisaram o crescimento econômico brasileiro. Particularmente na história da Multidata será o primeiro ano em que não terei mais como sócios e mentores meus amigos Beto e Helenir. Assumi um desafio pessoal de realizar o investimento para a compra das quotas que pertenciam a eles juntamente com meu novo sócio Antônio Neto. A sensação inicial de insegurança pelo alto nível de responsabilidade da decisão num momento crítico da economia se acentuou com a ausência diária da convivência com os meus amigos e sócios de mais de 15 anos que sempre tiveram a paciência e a franqueza no trato comigo. Divergências aconteciam, mas sempre que tomávamos uma decisão tínhamos em mente seguir em frente em nossas convicções: “Se certo, celebrar, se errado corrigir a rota”. Uma empresa se constrói pela soma de habilidades individuais com um propósito comum e com certeza este foi o maior aprendizado que tive no convívio com o Beto e a Helenir. Em nossas reuniões não existia o certo ou o errado e sim as ações que acreditávamos serem as melhores para o sucesso empresarial. Agora, olho a frente e vejo o desafio gigante que terei que trilhar ao lado do meu novo sócio Neto. Aprendi em minha formação empresarial que é no fogo bem mais forte que se forja o aço bom. Com muita humildade e gratidão e com este espírito de desafio, disciplina e responsabilidade é que pretendo continuar conduzindo a Multidata em sua história de sucesso, crescimento e reconhecimento no mercado de tecnologia brasileiro. Para este momento acredito que a receita continue sendo a parceria estratégica com grandes players de tecnologia do mercado mundial para fidelizar cada vez mais clientes. Investir continuamente em nossa equipe também continuará sendo um diferencial estratégico pois impactará diretamente na qualidade dos serviços prestados e por consequência na satisfação de nossos clientes. Continuamos acreditando que em tecnologia “essencial é ter o essencial”. 27 anos de história representam muitas conquistas num mercado cada vez mais competitivo. Trabalharemos para que esta história seja longa e que a Multidata continue a ser referência em excelência na qualidade de serviços prestados, fortalecendo cada vez mais a relação de parceria com seus clientes, colaboradores e fornecedores. O futuro é agora. Sempre em frente.

Download

2017

Cliente Piracanjuba

Recentemente descobri que estou com uma dificuldade muito grande em assistir até ao final os filmes da minha época de adolescência. Vivemos atualmente na era digital aonde na minha juventude era impossível imaginarmos as transformações que impactariam o nosso dia a dia. Talvez por isso fica difícil acreditar em filmes com máquinas de escrever, mocinhos e bandidos que não tinham celulares para resolverem seus problemas, carros que não interagiam com seus donos e computadores que não possibilitavam fazer uma busca no Google. É legal lembrar os bons tempos da adolescência mas quando acordamos na segunda-feira voltamos ao mundo real que nos cerca com suas inovações e pressão para superarmos os desafios no dia a dia. E é com esta premissa de vida, comum olhar fixo no futuro sem tirar os pés da realidade, que sempre procurei nortear as ações estratégicas na Multidata nestes mais de 28 anos de história de sucesso da empresa. Estamos na era da revolução digital ou a 4ªrevolução industrial e com o crescimento contínuo da internet vivemos o momento de transferência de poder do Estado para os indivíduos e a onde isto vai parar é um bom papo na mesa de bar. O que está claro e consolidado hoje é que as organizações não sobrevivem mais sem o uso da tecnologia como ferramenta de apoio aos seus negócios. Identificar as necessidades de seu consumidor e tirar proveito disto, seja através de aumento do lucro ou da satisfação da população, é o principal desafio de nossos gestores nas áreas pública e privada. Em minhas reuniões de negócios de diagnóstico de investimento em tecnologia sempre faço questão de perguntar ao gestor qual o objetivo dele ao investir num determinado projeto de TI. Muitas vezes fica claro que os resultados são intangíveis ou que os objetivos claramente nunca serão alcançados. Não podemos deixar de pensar na frente, em inovarem novas ferramentas de comunicação mas principalmente não podemos tirar o pé da realidade pois sem a construção adequada de uma ponte que ligue o hoje ao futuro estaremos fadados ao fracasso nos investimentos tecnológicos. Felizmente a consumerização da tecnologia ajudou a abrir os olhos dos gestores e soluções como WiFi, VoIP, cidades digitais, monitoramento eletrônico e Data Center passaram a ser compreendidas pela gestão como ferramentas de melhoria de resultados, aumento do lucro e produtividade e principalmente de inovação em sintonia com o futuro. E enquanto empresa de tecnologia este sempre será um dos desafios da Multidata – contribuir para o sucesso de seus clientes. Como parceiros tecnológicos poderemos apoiar na gestão de ativos e com isto otimizar da melhor forma as novas ferramentas tecnológicas que surgem a cada dia e que nos pressionam a dedicarmos mais tempo ao presente e ao futuro fazendo com que o passado se torne algo cada vez mais distante da nossa realidade.

Download