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O futuro dos profissionais de TI em um mundo com inteligência artificial

Recentemente, o ChatGPT e outros mecanismos de inteligência artificial (IA) ficaram mais conhecidos entre a população e também geraram burburinhos acerca da possível perda de empregos em algumas áreas.

Todavia, no mundo da Tecnologia da Informação, a IA já está entre as conversas há muito tempo, inclusive sobre como ela irá impactar no trabalho dos profissionais da área.

Afinal, um ramo de serviços que, com certeza, precisa e irá lidar cada vez mais com a IA é o da tecnologia. Por isso, analisamos o que os especialistas estão dizendo sobre o assunto e, inclusive, também conversamos com o diretor executivo da Multidata, Diorgil Júnior. Confira!

Ampliação da automação na TI

A Tecnologia da Informação já é conhecida como uma área que preza pela automação. Afinal, qualquer tarefa repetida ou maçante deve ser feita por um computador. Os humanos ficam responsáveis pelas ações que requerem criatividade e análises aprofundadas.

Todavia, com a IA mais presente no nosso dia a dia, essa automação irá se ampliar, até mesmo nas funções de criação e implantação de softwares, além dos testes, como mostrou um material divulgado pelo site IT Fórum, que agrega conteúdos a respeito das carreiras em tecnologia.

Para a reportagem, o CIO da Asana, Saket Srivastava, fez o seguinte comentário: “As organizações estão enfrentando escassez de recursos e talentos, por isso precisamos que a automação seja nossa aliada para automatizar tarefas mundanas, repetitivas e de baixo valor, para que nosso talento possa trabalhar em projetos de maior impacto”.

Enquanto alguns veem o cenário como uma ameaça, também é possível percebê-lo como uma oportunidade de se especializar no que o mundo com a IA já exige. Todavia, de acordo com Diorgil Júnior, da Multidata, os profissionais ainda não são educados da forma adequada.

“Ainda pecamos, no Brasil, com estruturas de ensino deficitárias e currículos ultrapassados. A distância prática entre o meio acadêmico e o mundo real das organizações é um desafio a ser superado”, alertou ele.

Um sistema de colaboração com a IA

Como mostrado no material do IT Fórum, os profissionais de TI não irão enfrentar a IA, mas trabalhar em colaboração com esse tipo de inteligência. Isto é, aproveitando o que o mecanismo tem de bom a oferecer e no auxílio do trabalho diário.

Além dos manejos de softwares que citamos anteriormente, também poderá entrar na lista a administração básica de nuvem e sistemas.

Contudo, alguns especialistas não acreditam que a IA já esteja pronta para assumir essas funções. Afinal, será necessário ter total confiança nela para, somente em seguida, delegar as tarefas.

 “A alta confiança de que a IA está fornecendo as análises e os insights corretos será fundamental. Para construir confiança, os algoritmos de IA devem ser visíveis, auditáveis e explicáveis, e os trabalhadores devem estar envolvidos no projeto e saída da IA. As organizações estão percebendo que os ganhos competitivos serão melhor alcançados quando houver confiança nessa tecnologia”, ressaltou o futurista-chefe da Deloitte Consulting, Mike Bechtel.

Maior valorização dos profissionais de TI

Por não mais precisarem ficar presos às demandas repetidas, como os chamados feitos por outros setores, os profissionais de TI poderão se especializar mais em microáreas. Consequentemente, haverá uma maior valorização da profissão, de acordo com as menções dos especialistas entrevistados pelo IT Fórum.

As equipes serão formadas de acordo com as habilidades de cada um e não com as tarefas que precisam ser feitas. Para Diorgil Júnior, diretor executivo da Multidata, isso irá exigir que os profissionais tenham “resiliência, capacidade de adaptação a novos cenários e inteligência emocional para lidar com os desafios internos e externos das organizações”.

As mudanças também poderão atingir as partes mais burocráticas, com incentivo ainda maior ao trabalho remoto e à autonomia. Afinal, as tarefas repetitivas ficarão sob a responsabilidade da IA, que deverá cumpri-las de acordo com um cronograma.

Os profissionais TI humanos terão a oportunidade de criar seus próprios horários e modos de atuação, a fim de atender as necessidades dos empregadores.

Tudo sem esquecer da cibersegurança na TI

Com um novo “membro” na equipe de TI, a Inteligência Artificial, é necessário redobrar os cuidados com a cibersegurança. Segundo Diorgil, essa será a base para o trabalho e investimento das empresas nos próximos anos.

“Com o uso cada vez mais massivo de tecnologias disruptivas, como aplicativos de serviços, acesso a bancos, redes sociais e monitoramento de imagens de câmeras de segurança, a privacidade do usuário passa a ser um dos componentes mais importantes que as empresas e organizações deverão investir para garantir a integridade e sigilo para os usuários de suas soluções, além de mitigar riscos e não permitir golpes financeiros”, finalizou.

A Multidata é especialista nos mais diversos mecanismos de cibersegurança, como firewall, controle de acesso, rede estruturada e óptica, backup, storage, data center e muito mais.

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