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Digitalização no Brasil: país é referência em serviços públicos virtuais

Você sabia que o Brasil é referência em digitalização de serviços governamentais? Essa informação ficou conhecida por meio de um levantamento realizado pelo Banco Mundial, em 2022. O nosso se situa em 2º lugar no ranking de maturidade no aspecto “governo digital”, em uma avaliação que envolveu 198 nações. A liderança é ocupada pela Coreia do Sul.

A pontuação é feita de 0 a 1. Enquanto a média dos países está em 0,552, o Brasil pontuou 0,975. Já a Coreia do Sul tem a nota de 0,991. O dado representa um grande avanço, uma vez que, na mesma pesquisa, em 2021, o Brasil ocupava a 7ª posição.

Outra análise interessante revela que a digitalização não está atrelada ao poder econômico. As maiores potências financeiras estão situadas em lugares bem abaixo do ranking. Por exemplo: Estados Unidos, na 60ª posição; Reino Unido na 30ª; China na 86ª e Japão na 59ª.

Para produzir essa lista, o Banco Mundial analisa os serviços públicos digitalizados e o engajamento dos cidadãos às facilidades virtuais promovidas, entre outros aspectos.

Nós conversamos com o diretor executivo da Multidata, Diorgil Júnior, para conhecer os impactos da boa digitalização governamental em outros negócios, como nas empresas privadas. Acompanhe a leitura!

A digitalização é o caminho certo

O destaque da digitalização brasileira envolve a plataforma no Governo Federal, chamada de gov.br. A ferramenta reúne diversos serviços, desde a disponibilização da carteira de vacinação digital – algo que teve seu ápice com a campanha de imunização contra a covid-19 – até a opção de Certificado Digital gratuito para a assinatura de documentos.

“O Brasil está no caminho certo. Desde 2019, existe um direcionamento para incrementar os serviços disponíveis na plataforma Gov.br. O maior acesso à Internet pela população e a massificação dos smartphones têm ajudado a acelerar o acesso a serviços do governo, como carteira de habilitação digital, SUS, título de eleitor dentre outros”, afirmou Diorgil Júnior.

Segundo ele, a digitalização permite maior agilidade e redução de processos burocráticos na administração pública. As consequências envolvem melhor produtividade e menores custos.

Diorgil alerta ainda que é preciso ter maior conscientização da área política brasileira, em seus planos de governo, sobre a importância do investimento continuado em tecnologia, infraestrutura de TI e softwares de gestão. ”A visão de que TI é um custo e não investimento ainda impera na maioria das gestões públicas no Brasil”.

Brasileiros cada vez mais conectados

Outros dados também impressionam ao mostrar o quanto os brasileiros estão conectados. De acordo com uma pesquisa do Centro de Tecnologia Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia), existem 447 milhões de dispositivos em uso no Brasil, como smartphones, tablets, computadores e notebooks.

Vale ressaltar que a prévia do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta o número de cerca de 207 milhões de brasileiros. Enfim, temos o dobro de dispositivos para a população do país.

Só em smartphones são 242 milhões de aparelhos, o que torna o Brasil o quinto maior mercado de consumo desses dispositivos.

Esses números, como comentado pelos pesquisadores, revelam que o país está aberto para inovações digitais também no âmbito das empresas privadas. Isso fica claro quando observamos as startups, companhias que visam instalar modelos de negócios escaláveis, disruptivos e com o auxílio de ferramentas digitais, como aplicativos.

A Associação Brasileira de Startups mostra que, em 2021, foram abertas mais de 1,4 mil empresas do tipo, com cerca de US$ 10 bilhões de investimento, o triplo na comparação com 2020.

Os impactos da digitalização nos negócios privados

Como já deu para perceber, o bom ranking do Brasil na digitalização governamental também impacta nas empresas privadas. A mesma pesquisa da FGVcia aponta que os investimentos em TI dos empreendedores equivalem 8,7% de suas receitas. Isso também envolve cerca de R$ 50 mil de aplicação para cada funcionário.

“As grandes empresas sempre estiveram à frente da administração pública em termos de investimento em TI. Observamos apenas agora, em um passado recente, que todas as esferas da administração pública perceberam os benefícios em digitalização de processos e vontade política em investir em ferramentas tecnológicas que facilitam o acesso de empresas e do cidadão aos serviços públicos”, comentou Diorgil.

A Multidata no incentivo à digitalização

Desde 1989, a Multidata está no mercado de tecnologia brasileiro e sempre viu a digitalização como o caminho para o crescimento. Portanto, a nossa missão é oferecer aos clientes serviços de TI confiáveis e que sejam personalizados a cada necessidade.

Por isso, trabalhamos com uma ampla gama de serviços, como firewall; redes estruturada e óptica; data center; backup e storage; equipamentos de rede wireless; controles de acesso; softwares de gerenciamento; e muito mais.

Você quer conhecer mais detalhes sobre a Multidata e como podemos ajudar na digitalização da sua empresa? Venha conversar com os nossos especialistas.

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