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Compliance: o que é e como funciona o sistema na Multidata

Você já ouviu falar em “compliance”? Caso sim, sabe o significado? Esse é um padrão de gestão que colocamos em prática aqui, na Multidata, como uma forma de estar em constante evolução com as nossas condutas éticas.

Afinal, é essa a base do compliance: a ética. Trata-se, portanto, das medidas que instituições, privadas e públicas, colocam em prática para se adequarem com as legislações vigentes no país, assim como qualquer outra diretriz que envolve a área de atuação.

Fica fácil entender quando sabemos que a origem da palavra vem do termo, em inglês, “to comply”, que significa “estar em conformidade”. Dessa forma, as empresas evitam prejuízos com multas e outras penalidades geradas pelos descumprimentos das leis, assim como melhora a imagem perante o mercado.

Com tamanhos benefícios, cada vez mais empresas estão aderindo ao sistema. De acordo com uma pesquisa do anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, do Diretório Nacional da Advocacia, em 2020, mais de 80% das grandes empresas brasileiras possuem um departamento de compliance. Em 2015, esse número chegava a apenas 68%.

A Multidata, por exemplo, implantou seu próprio programa em julho de 2020. “No início, fomos motivados por exigências do mercado e de clientes. Depois, com o processo de implantação, pudemos observar que é através do compliance que uma empresa que deseja se consolidar no mercado pode alcançar seus objetivos de forma muito mais segura em longo prazo”, contou o diretor executivo Diorgil Júnior.

Ele acrescentou ainda que o compliance está inserido na Governança Corporativa, outra conduta de gestão utilizada pela empresa e que se baseia na transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Quer conhecer mais sobre esse sistema? Continue a leitura deste material que preparamos para te explicar todos os detalhes.

Como é a implantação do compliance

Reuniões, treinamentos, manuais e muita dedicação: esse é o resumo de como é o processo de implantação de um departamento interno de compliance. É um projeto em constante evolução e tem sido assim há dois anos na Multidata.

A empresa desenvolveu um Código de Conduta, como uma legislação própria, em que descreve as ações éticas e os atos vedados no dia a dia de trabalho. Isso é de extrema importância na área de atuação da Multidata, que lida com a segurança dos dados essenciais para o funcionamento de seus clientes e, consequentemente, com a confiança deles.

Por isso, todos os stakeholders, ou seja, os clientes internos e externos, ficam cientes deste código. “Quando firmamos uma nova parceria, encaminhamos (o documento) ao fornecedor ou cliente para que ele fique ciente do nosso Código de Conduta e procedimentos”, explicou Rayssa Kimberly, compliance officer da empresa.

“Esses mecanismos são importantes porque garantem maior qualidade na atividade empresarial e economia de recursos, além de ser um agente de fortalecimento da marca no mercado quando comprova a seriedade e a ética da organização”, adicionou Diorgil.

Para Rayssa, uma das partes mais importantes do documento está nos princípios fundamentais. “Através deles, mostramos que somos uma empresa séria e comprometida com os clientes, colaboradores e com as leis. Enquanto isso, os padrões de conduta demonstram que o principal objetivo da Multidata é entender e solucionar os problemas de nossos clientes de forma ética, com informações claras, precisas e verdadeiras”.

Outra ação colocada em prática foi o canal de denúncias da Multidata. Por meio dele, colaboradores e clientes podem informar irregularidades que perceberem, de forma anônima. Os relatos são analisados imparcialmente e com seriedade, a fim de sanar os erros e melhorar as condutas da empresa.

Como surgiu o compliance?

Depois de conhecer a importância do compliance para as empresas e seus clientes, chegou o momento de entender quando esse método de gestão teve início.

Portanto, saiba que as raízes estão na criação do Banco Central dos Estados Unidos, na virada do século XX, com o objetivo de tornar o ambiente financeiro do país mais estável e seguro.

Já na década de 1970, os Estados Unidos também criaram sua lei anticorrupção transnacional, a Foreing Corrupt Practies Act, o que reforçou a necessidade de atuações éticas pelas grandes empresas.

No Brasil, o tema surgiu em 1992, com a atuação da Associação Brasileira de Bancos Internacionais (ABBI), na esteira da abertura do mercado no governo Collor. No entanto, foi em 2013 que o compliance ganhou mais peso, a partir da promulgação da Lei Anticorrupção (nº 12.846/13) e dos seguintes esquemas revelados pela Operação Lava Jato.

Em meio a todo este cenário, as instituições estão percebendo de maneira gradativa que se manterem de acordo com as normas vigentes é algo fundamental para a sustentabilidade delas.

Os benefícios

Vamos listar os principais pontos positivos de ter um departamento de compliance e eles já são notados pela Multidata. Veja:

  • Maior vantagem competitiva em relação à concorrência;
  • Credibilidade e reputação;
  • Capacidade de atração de investidores;
  • Sustentabilidade do negócio;
  • Menores riscos de problemas com instituições governamentais, como a Receita Federal;
  • Correção rápida de qualquer problema;
  • Consolidação de uma cultura organização e engajamento dos colaboradores.

Sobre esse último tópico, Diorgil Júnior, diretor executivo da Multidata, afirmou que “as equipes envolvidas se tornam mais preparadas e aumentam seu desempenho, o que se reflete diretamente na produtividade, criando um ambiente mais saudável e confiável”.

Todavia, o trabalho é constante para manter o sistema de compliance ativo e seus responsáveis sempre atentos a qualquer irregularidade. Diorgil deixou uma dica para os empreendedores que querem investir nesse cuidado tão importante: “as organizações precisam aplicar ações concretas sugeridas em manuais de conformidade e exigir o mesmo rigor dos seus colaboradores e parceiros. O compliance fortalece as empresas para que durem mais em um novo tipo de mercado, no qual clientes e prestadores de serviços exigem posturas éticas”, finalizou.

Quer conhecer mais sobre o sistema de compliance da Multidata?

Gostou de aprender sobre compliance? Você pode conhecer mais detalhes sobre como essa forma de gestão funciona na Multidata. Basta acessar a página criada especialmente para isso.

Leia acerca do Código de Conduta, canal de denúncias e outras ações colocadas em prática para colocar ainda mais qualidade no trabalho oferecido.

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